| hmin
O presidente do Egito, Hosni Mubarak, chegou à Arábia Saudita na quarta-feira, dia 25, para conversar com o príncipe Abdullah para discutir formas de evitar um ataque norte-americano ao Iraque. A agência de notícias Saudi Press informou que Mubarak foi recebido por Abdullah, pelo ministro da Defesa, príncipe Sultan, e por autoridades sauditas do alto escalão. Os líderes do Oriente Médio também esperavam conversar sobre o conflito entre palestinos e israelenses.
– Ambos os líderes tentarão buscar uma solução para evitar um ataque dos Estados Unidos contra o Iraque, mesmo que sejam mais concessões do Iraque, seja uma fórmula para uma nova resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que seria aceita por Washington e Bagdá – disse uma autoridade egípcia no Cairo.
Ele disse que Mubarak, que deve retornar para o Egito ainda nesta quarta-feira, conversaria brevemente com o príncipe sobre o conteúdo de uma carta que ele recebeu na terça-feira do presidente do Iraque, Saddam Hussein, entregue pelo ministro das Relações Exteriores iraquiano, Naji Sabri. O Iraque concordou com o retorno dos inspetores de armas da ONU, mas os EUA e a Grã-Bretanha pressionaram o Conselho de Segurança da ONU para adotar uma nova resolução mais firme antes do início de qualquer busca por supostas armas de destruição em massa.
O ministro das Relações Exteriores do Egito, Ahmed Maher, disse na terça-feira, dia 24, que a carta reforça que a oferta iraquiana sobre os inspetores de armas era incondicional, e o mundo poderia ter certeza de que o Iraque não tem, ou pretende ter, armas de destruição em massa. A agência de notícias oficial do Egito informou que Mubarak, acompanhado na visita por seus ministros da Informação e das Relações Exteriores, também iria discutir os últimos acontecimentos no Oriente Médio, incluindo o cerco israelense ao líder palestino Yasser Arafat em Ramallah. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.